sexta-feira, 23 de novembro de 2018

5 Riscos Que Podem Incendiar A Economia Mundial


Embora as principais economias estejam a crescer, com os EUA praticamente em pleno emprego, há várias ameaças a pairar sobre a economia mundial. Há cada vez mais economistas a anunciar a próxima crise financeira. Nouriel Roubini, o Dr. Doom que anteviu a crise do subprime .

São cinco os principais riscos: disparo da dívida desde 2008:
1- Divida elevada;
2- Guerra comercial;
3- Banca Sombra;
4- Desintegração Europeia;
5- Aperto na politica monetária;

1- Divida elevada:
Esta divida deve-se essencialmente ao endividamento dos países da União Europeia e do Japão. Seria necessário 182 vezes o valor da capitalização bolsista da Apple para pagar toda a dívida mundial pública e privada. Desde 2007, um ano antes da queda do Lehman Brothers, o endividamento global aumentou 60%, estima o FMI. 

2- Guerra comercial:
Esta guerra deve-se  em grande parte aos conflitos comerciais entre os EUA e a China, tendo sido os EUA a avançarem primeiro e anunciarem a imposição de taxas alfandegárias mais altas sobre 200 mil milhões de dólares de importações,houve assim uma sobretaxa de ambos os lados.

3- Banca Sombra:
sistema bancário sombra é o conjunto de instituições financeiras, infra-estrutura e práticas que suportam transacções financeiras que ocorrem fora do âmbito das entidades reguladoras, o sistema bancário sobra cresce com o aumento das regras sobre os bancos, o que leva aos investidores a procurarem retornos mais elevados.


4- Desintegração Europeia:

A desintegração europeia e uma realidade, temos como exemplos disso, a construção pela Hungria de cercas de arame farpado ao longo da fronteira com a Croácia sendo ambos os países da UE, o ressurgimento do nacionalismo por parte da Itália e também a saída do Reino Unido da UE


5- Aperto na politica monetária

Os Estados Unidos da América subiram as suas taxas de juro e afectaram assim com grande impacto nas economias emergente, ou seja, os BRATS ( Brasil, Rússia, Argentina, Turquia, África do Sul)




NOTA: A DÍVIDA TOTAL INCLUI A DÍVIDA PÚBLICA, DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS E DO SECTOR FINANCEIRO, QUE SOMAVA 247 BILIÕES DE DÓLARES (€211,4 BILIÕES) NO FINAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018, EQUIVALENDO A 318% DO PIB MUNDIAL.





Ao analisar o gráfico podemos ver que Portugal no "clube dos mais endividados" encontra-se em ultimo lugar com 389 % de divida total do PIB em 2018, ja o Luxemburgo ocupa p 1º lugar dos países mais endividado com 6926 %do PIB.




NOTA: OS DADOS SÃO RESPEITANTES AO FINAL DE 2016 E ABRANGEM OS ATIVOS DE RISCOS DO SECTOR FINANCEIRO NÃO BANCÁRIO CONSIDERADOS PELO FINANCIAL STABILITY REPORT, QUE, NO FINAL DE 2016, SOMARIAM 45,2 BILIÕES DE DÓLARES (€38,7 BILIÕES).


Os campeões da “Banca Sombra” são os EUA com valores de 31% do total de activos de risco da finança sombra mundial, já as Ilhas Caimão e a China apresentaram igualmente valores dos activos de 16%.

Sem comentários:

Enviar um comentário