terça-feira, 20 de novembro de 2018

Resumo da noticia- os riscos que podem incendiar a economia mundial

Vai haver uma próxima crise financeira, que anteviu a crise da subprime, avançou na semana passada com o ano zozo mais provável para tal acontecer. Mesmo que as principais economias estejam a crescer , com os EUA praticamente em pleno emprego, há varias ameaças a pairar sobre a economia mundial.
A crise economia é um período de escassez do nível de produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços. A economia combina etapas de expansão, ou seja, crescimento com fases de estagnação.

Os 5 riscos que podem incendiar a economia mundial são:

  • disparo da divida de 2008;
  • escalada na guerra comercial, entre os EUA e a China;
  • aperto da política monetária nos principais Bancos Centrais;
  • peso crescente nos ativos de risco da banca sombra;
  • incerteza política provocada pela vaga populista em vários continentes, em particular com riscos para desintegração europeia.
Alguns Exemplos:


  • Portugal, Irlanda , Japão e Grécia tem uma dívida elevada. Em Portugal foi um dos periféricos resgatados durante a crise das divinas soberanas na zona euro com valor da divida publica no  PIB mais elevada acima de 200%
  • A China está na Banca Sombra, a partir do próximo ano deverá ser a segunda maior economia do mundo, ultrapassando a zona euro. É o maior BRICS dos outros países. Regista o segundo maior peso mundial de ativos de risco provenientes da banca sombra.
  • Estados Unidos estão na Guerra Mundial, são 31% dos ativos riscos que podem incendiar a economia mundial são o epicentro da escalada das guerras comerciais. Regista valores de divida publica de mais de 250% do PIB. Em 2020 o banco, vai acelerar e esperto da politica monetária, subindo as taxas de juro pelo menos até 3,4%.
  • Reino Unido e  Itália estão na desintegração Europeia.
  • Rússia, Canadá, Brasil, Argentina, África do Sul, Austrália, Suécia, Turquia e Alemanha tem um aperto na politica monetária.  A Rússia é o maior risco que podem incendiar a economia de crises cambiais. A unidade monetária da Rússia já se desvalorizou mais de 15% face ao euro nos últimos 12 anos. No Canadá a economia foi um risco de economias desenvolvidas e qualquer subida das taxas de juro e ao desenlace da renegociação. Vive também uma bolha imobiliária. O valor do preço das casas em relação rendimento disponível das famílias está 20% acima da média.  Brasil réune os mercados emergentes com maior risco de crises cambiais e financeiras em virtude do impacto negativo do aperto na política monetária. Argentina o peso caiu 105% face o euro de 2018. Africa do sul perdeu 18% face ao euro desde inicio de 2018

Neste Gráfico podemos ver que Luxemburgo tem 6926% do PIB e a Irlanda com 624% do PIB são os mais endividados . Portugal com 389% do PIB também é um dos países mais endividados mas destes países é o que está mais endividado. A dívida total inclui a divida publica das familias, das empresas e do sector financeiro. Que somava 247 Biliões de Dólares no final do primeiro trimestre de 2018, equivalendo a 318% do PIB Mundial.

OS CAMPEÕES DA 'BANCA SOMBRA'

Em percentagem do total de ativos de risco da finança sombra mundial
GRÁFICO INTERATIVO
Os campeões da "Banca Sombra" em percentagem do total de ativos de risco da finança sombra mundial são os EUA com 31% e as ilhas Caimão com 16% o mais baixo é Irlanda com 5%. Os dados são respeitantes ao final de 2016 e abrangem os ativos de riscos do sector financeiro não bancário considerados pelo financial Stability Report., que no final de 2016, somariam 45,2 Biliões de Dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário